domingo, 27 de maio de 2007

Leitura 7 da disciplina EDM 5015

Hoje li o texto "Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula". Este texto trata das metodologias empregadas pelo grupo de pesquisa no LaPEF - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física, coordenados pela Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Considerações:
Sabendo "que existe uma compatibilidade indissolúvel entre o problema, o referencial teórico sobre o qual esse problema é entendido e a metodologia utilizada para resolvê-lo" (p. 14), a profa. Anna Maria apresenta a evolução dos problemas estudados pelo LaPEF, os referenciais teóricos que serviram de suporte e a metodologia de pesquisa para o estudo dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Os problemas de pesquisa: evolução teórico-metodológica
Nos anos 80 a preocupação do grupo esteve centrada no nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos obtidos por meio de testes piagetianos. A metodologia aplicada para a coleta de dados era por meio do detalhamento do trabalho do professor em sala de aula e das atividades escritas dos alunos - trabalhos, provas e/ou entrevistas.
No início da década de 90 começou uma segunda fase do grupo agora direcionando suas pesquisas para a área de mudança conceitual, dos estudos sobre o papel da história da ciência no ensino e, à metodologia de resolução de problemas. A metodologia também se modificou e foram introduzidas as gravações em vídeo.
Nesta nova década (2000-2010) novas questões estão surgindo envolvendo a enculturação científica no ensino das ciências. Uma das questões que me atrai particularmente enquanto doutoranda é de saber "quais as atividades (condições de ensino) que possibilitam as argumentações dos alunos?" (p. 21).
Sobre a argumentação em sala de aula apresentarei, posteriormente, alguns textos já lidos.

A metodologia das pesquisas que procuram estudar os processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula
"Estas pesquisas deverão obedecer a um delineamento do tipo qualitativo, uma vez que irão interpretar a fala, a escrita, os gestos e ações dos professores e alunos durante as aulas." (p. 24).

Características principais da pesquisa em ensino:
- têm o ambiente natural da sala de aula como sua fonte direta de dados;
- os dados são coletados predominantemente em vídeo, sendo esse o instrumento principal;
- a preocupação com o processo é tão importante como o produto (aprendizagem pelos alunos do conteúdo ensinado);
- as hipóteses são pensadas e estruturadas para orientar o olhar do pesquisador sobre o objeto investigado;
- triangular os dados (procurar outras fontes) para validar as análises.

Cuidados necessários nas gravações em vídeo das aulas
- O planejamento da filmagem;
- registro em vídeo da aula completa e se possível de toda uma seqüência de aulas;
- Questões éticas: discutir com o professor colaborador os objetivos da pesquisa; pedir autorização por escrito dos pais dos alunos;
- fazer uma cópia dos vídeos gravados (em DVD) para serem utilizados como dados de pesquisa.

Como transformar as gravações das aulas em dados para as pesquisas
- o referencial teórico deve estar bem fundamentado para tirar os dados;
- selecionar os "episódios de ensino" - "momentos extraídos de uma aula, onde fica evidente uma situação que queremos investigar" (p. 33) e suas cenas;
- fazer uma 1a. tentativa de classificaçào destes episódios;
- fidedignidade dos dados - em algum ponto da análise dos episódios estes devem ser apresentados a um grupo de discussão ou para uma série de juízes com o objetivo de uma maior precisão dos dados obtidos.

Transcrição dos dados
- devem ser totalmente fiéis às falas a que correspondem;
- mudanças apenas para concordância plural/singular, masculino/feminino na fala do professor;
- utilização de sinais para expressar informações sobre entonação, pausas, humor etc.;
- devem aparecer integralmente no relatório final.

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